tecido algodão

Escolhendo tecidos – conheça o algodão

Como você escolhe tecido para um projeto?

Não há nada como entrar em uma loja de tecidos com propósito. Se você souber escolher entendendo como vai ser o resultado, o caimento, o movimento do tecido, com certeza a parte de comprar vai ser mais agradável e linda.
Aqui vamos falar um pouco sobre tecidos diversos que encontramos por ai e tornar você mais segura para escolher o que for mais adequado para cada projeto. Conhecimento é poder, e mesmo para quem já vai iniciar no curso de costura, é bom se antecipar e saber um pouco mais sobre uma das fases mais gostosas da confecção de roupas, a fase de comprar tecidos.

 

 

Hoje vamos falar do algodão.
Se você for ler etiquetas das suas roupas, vai perceber que o algodão está presente em quase todas. Quando não em 100% da composição, ele vai compor o tecido com outras fibras ou sintéticos.
O algodão é uma fibra esbranquiçada que cresce a volta das sementes. Assim, há um trabalho enorme para a coleta dos pêlos do algodão até que se torne um tecido. Quando é colhido manualmente, sem o auxílio de máquinas, tende a ser mais limpo e livre de pequenas impurezas. A fibra de algodão é fiada em fio compacto, onde vários processos transformam a fibra em tecido, e no final, temos grande diversidade nos tecidos. Alguns mais um pouco mais ásperos, outros mais suaves e delicados.

 

 

Além de ser bastante versátil, o tecido de algodão é conhecido pelo conforto proporcionado pela sua forma torcida feita na hora da fiação. É ideal para roupas leves e o mais indicado para o verão e climas tropicais, já que sua capacidade de absorção de umidade é de 8%. Possui uma alta capacidade de absorção e tingimento. Também é bastante resistente, pode ser lavado e passado diversas vezes sem danos.

Principais características do tecido de algodão
– Fácil manuseio, toque suave e confortável;
– Boa solidez e secagem rápida;
– Tem capacidade de rápida absorção;
– Baixa tendência de provocar reações alérgicas;
– Pode ser misturado com outras fibras e ganhar novas características;
– Boa resistência ao uso e a lavagens;
– Amarrota com facilidade.

 

 

Um dos tratamentos que o tecido de algodão pode receber, é o fio penteado. Ele passa por um equipamento chamado penteadeira, e ali são retiradas as fibras mais curtas antes de se formar o fio. Assim, certas impurezas como  as cascas do algodão são eliminadas. O resultado são fios com a qualidade de ter resistência superior e o toque mais confortável. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio.

Gostamos de tecidos, e o algodão é sem dúvida um dos mai especiais, hoje conhecemos um pouco mais sobre essa fibra, e se você gostou? aproveite para continuar aprendendo com os cursos da Isan Mirtes Escola de Costura.

Até a próxima!

 

Fontes: Sewaholic, Fashion Bubbles, Mega.

You may also like

Comments

No Comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *